english version

view

09 de agosto de 2017

Companhia aérea cria voo que acompanha eclipse

Entusiastas da astronomia assistirão ao fenômeno de "pertinho"

No próximo dia 21 de agosto, o mundo será presenteado com um raro fenômeno astronômico: um eclipse solar!

Aqui no Brasil, o espetáculo celeste poderá ser visto parcialmente e apenas uma parte (40%) do Sol ficará encoberta pela Lua. Os municípios de Bela Vista, em Roraima, e Macapá, no Amapá, são as capitais que terão a melhor visão do fenômeno.

Nos EUA, o eclipse solar promete ser TOTAL, ou seja, a Lua ocultará 100% do Sol. Os norte-americanos poderão observar o eclipse entre 11:20AM e 14:20AM, nos estados de Oregon, Wyioming, Idaho, Nebraska, Missouri, Kentucki, Tenessee, Georgia, Carolina do Sul, Kansas, Illinois e Carolina do Norte

As outras localidades terão uma visão parcial do eclipse e/ou por um período de tempo diferente, sendo no mínimo 10 minutos e no máximo 3 horas. Mas, a Lua só cobrirá o Sol por inteiro durante 2 minutos.

Um eclipse solar completo é tão raro que, no Brasil, só assistiremos à um em 12 de agosto de 2045 – marque na sua agenda – e o último que atravessou os EUA foi em 1918.

No total, 14 estados norte-americanos formarão a plateia desse show dos céus. E, para assistir ao espetáculo de camarote, uma companhia aérea local teve uma brilhante ideia: um voo que acompanha o eclipse em toda sua jornada.

O vôo da Alaska Airlines partirá de Portland, Oregon e viajará pela Costa Oeste, proporcionando uma visão espetacular da Lua enquanto o satélite natural da Terra transita pela face do Astro Rei.

Além de entusiastas do universo astronômico, o voo também carregará duas pessoas muito sortudas. A companhia aérea divulgou um concurso na internet, onde o vencedor poderá levar um acompanhante para perseguir o eclipse por todo os EUA gratuitamente!

Se você não é um dos passageiros deste voo incomum ou se sua cidade não for uma das que serão agraciadas com esse momento no Brasil, não fique triste! Batizado de “maior eclipse da história”, o fenômeno será transmitido ao vivo nas redes sociais da Nasa! – muito mais barato e confortável (e barato) assistir do sofá, certo?

No ano passado, a Alaska Airlines realizou um voo semelhante para observar o eclipse solar sobre Honolulu. Confira um gostinho do que é assistir a esse presente astronômico direto da janelinha do avião:

Dica: assista sem som


Parafraseando Bonnie Tyler: “There’s nothing i can do, It’s a total eclipse of the SUN” ♫

EXPERIÊNCIAS RELACIONADAS

Desafiar

Aventura em solo Andino

Detalhes

15 dias

Desvendar

Inverno Lúdico na Lapônia Finlandesa

Detalhes

7 dias

Desafiar

Refúgio no Alaska

Detalhes

6 dias

Compartilhar

ENCONTRE A VIAGEM DOS SEUS SONHOS!

Deixe seu e-mail e receba um mundo de possibilidades.