19 de setembro de 2017

Sobrevivendo a depressão pós-viagem

Dicas para se readaptar a realidade da rotina

Ok, talvez o termo “depressão” seja muito pesado para o assunto. O status pós-viagem não é exatamente um diagnóstico clínico com código de doença e tudo mais, mas existem sintomas!

Sabe aquela sensação exagerada de saudade de uma viagem que acabou de fazer? A vontade de jogar todo o cotidiano para o alto só para viver aquela aventura de novo? A tristeza exacerbada ao olhar para sua “vida real” e não sentir motivação nenhuma pra retomar à entediante rotina? Pois é, é disso que se trata a Depressão Pós-Viagem. 

Talvez você se sinta mais confortável chamando esse conjunto de sensações de “Ressaca pós-viagem” e, se pararmos para pensar, a nomenclatura até se encaixa melhor! Uma espécie de negação eterna e extrema resistência de voltar a cumprir as tarefas do dia a dia.

Se você retornou de uma viagem incrível achando a vida um pouco mais sem graça, não tema, nós te ajudaremos a superar esse baque emocional.

Basta seguir nossas dicas (na ordem que preferir):



Reserve um tempo para ajustes!

Mulher relaxando pós-viagem

Nós todos queremos aproveitar as viagens até o último segundo, mas isso nem sempre é uma boa ideia. 

Trabalhar e/ou estudar logo no dia seguinte ao retorno são atividades muito contrárias ao que você viveu nos dias anteriores, por isso podem piorar a sensação de desconforto e o estresse.



Voltar dois ou três dias antes de retomar seus afazeres é o ideal! Assim, você terá tempo de desfazer as malas, se adequar ao fuso horário (caso seja necessário) e curar um pouco da tristeza causada pelo fim da viagem.


Vá com calma!

Check-list


Independente de quando você vá retomar suas atividades habituais, faça isso de forma gradual. Certas coisas têm prazo, mas você não precisa cumpri-las como se sua vida dependesse daquilo, entende? 

Até voltar ao seu ritmo padrão, monte check lists ou uma agenda semanal com o que precisa pôr em prática e vá realizando uma coisa de cada vez.

Assim, você evita migrar da diversão e do relaxamento surreais para o estresse exacerbado de um dia para o outro.


Comece a planejar o próximo destino

Próximos destinos

A única coisa que pode curar um amor perdido é outro amor. O mesmo pensamento vale para as viagens! Voltou e não consegue mais ficar parado no mesmo lugar? Comece a fazer planos, trace possíveis roteiros e estude os próximos lugares que deseja visitar – podemos te ajudar com isso!

Assim, você se manterá ocupado com um novo sonho e não terá tempo para remoer a chateação de estar de volta a rotina. Ok, pode ser que demore um pouco para fazer as malas de novo (ou não), mas ter uma meta ajuda com que os dias sejam mais leves. 

Estabelecer uma data para a próxima aventura mantém a frustração de lado e transforma e faz com que a ansiedade seja positiva.


Foque nos prós do seu lar doce lar

Diversão em casa

É normal voltar de uma viagem comparando o destino escolhido ao lugar onde você vive. Afinal, sair da zona de conforto ocasiona esse tipo de comportamento e é quase impossível não colocar ambos numa lista de prós e contras.

O que você pode fazer é abastecer a lista de prós do seu destino de origem. Coma as comidas de que sentiu falta, reveja amigos, passe um tempo em família, compartilhe suas novidades, ouça dicas para próximas viagens. Resumindo: viva!  Afinal, nada é de todo ruim. 

Wanderlust

Wanderlust


Essa palavra é um termo em alemão que, basicamente, significa: um desejo extremamente gritante e incontrolável de viajar e conhecer novos lugares.

Algumas pessoas intercalam seu estado de espírito pós-viagem entre tristeza/saudade e wanderlust. Funciona como se fosse um eterno #tbt, repleto de nostalgia, saudosismo e ansiedade.

Use esses sentimentos como incentivo! Acordar cedo para reuniões de trabalho e/ou para atender aquele cliente mala fará mais sentido se você pensar que tem um propósito de 6 letras:

V – I – A – J – A – R!

Boas viagens têm o poder da mudança, nunca voltamos para casa do mesmo jeito que partimos. Permita-se sair da rotina, conhecer e explorar novos povos, costumes, cenários e culturas. 

Absorva o que achar de melhor em cada uma de suas aventuras, dessa forma seus dias vão ser os melhores em qualquer lugar do mundo!


EXPERIÊNCIAS RELACIONADAS

Desfrutar

A Autêntica Oktoberfest em Munique

Detalhes

5 dias

Desafiar

Algarve em duas rodas

Detalhes

7 dias

Desafiar

Os Gigantes Gentis de Ruanda e Uganda

Detalhes

7 dias

Compartilhar

ENCONTRE A VIAGEM DOS SEUS SONHOS!

Deixe seu e-mail e receba um mundo de possibilidades.