31 de outubro de 2017

Viagem de negócios com uma pitada de lazer

O "Bleisure" veio para ficar!

Já ouviu falar de bleisure

O termo em inglês é uma junção das palavras business (negócios) e leisure (lazer) e tem sido utilizado para denominar uma nova categoria de viagem.

Sabe quando você é enviado para uma viagem de negócios e aproveita a oportunidade para dar uma esticadinha na estadia e desfrutar um pouco do destino? Então, isso é bleisure!

Segundo uma pesquisa realizada por uma e-commerce de viagens, 56% dos brasileiros consideram-se mais bem-sucedidos em viagens de negócios quando acrescentam momentos de lazer a elas. 

A pesquisa também revelou que a prática do bleisure depende muito da cidade visitada e do que ela pode oferecer de diferente. Os profissionais tendem a estender viagens quando visitam destinos inéditos para eles, mas isso não impede que prolonguem sua estadia em locais que já conheçam.

Para os entrevistados, experiências que unem trabalho e lazer os ajudam a conhecer novas culturas e crescer profissionalmente. Muitos até priorizam vagas de empregos que envolvam viagens de negócios.

Apesar de toda a tecnologia e ferramentas  que temos à disposição atualmente, as reuniões presenciais ainda são bastante necessárias e viajar para encontrar clientes, sócios e parceiros continua sendo um hábito em diversas áreas.

Os resultados da pesquisa também comprovaram que um terço dos profissionais brasileiros sentem que seu período de trabalho e lazer estão cada vez mais interligados. Por isso, sempre que surge a oportunidade de tirar o máximo de proveito de um destino visitado à trabalho, eles não pensam duas vezes, mesmo que sejam apenas algumas horas de diversão.

O bleisure ajuda a aliviar o estresse da rotina e é capaz de te fazer gostar mais do seu trabalho, então você não precisa sentir culpa por se divertir um pouco.

Claro que não são todas as empresas que oferecem flexibilidade para esse tipo de atividade extra durante as viagens corporativas, isso depende muito das regras de cada empregador. Antes de se jogar de mala e cuia nessa tendência, informe-se sobre a conduta esperada, política de reembolsos e outros fatores que você deve estar ciente.

Esse tipo de experiência deve agregar coisas boas à sua carreira, não prejudicar sua imagem perante a empresa. Caso você e a empresa estejam de acordo com esse tempo adicional que você passará no destino à lazer, vale ter o combinado por escrito para prevenir (ou remediar) possíveis confusões.

Também é muito importante cumprir todas as suas obrigações antes de passar para a parte leisure da viagem. Dessa forma você demonstra responsabilidade e ninguém vai sentir que teve que assumir suas funções para que você pudesse se divertir. Afinal, isso ainda é uma viagem de negócios e “o combinado não sai caro”.

Curtiu a ideia e quer experimentar? Basta seguir as seguintes regras na próxima viagem:

  • Seja transparente! Converse com o RH e/ou com seu chefe para ver se tudo bem prolongar a estadia, quem vai arcar com as despesas do tempo extra e, caso seja você, se está disposto a isso

  • Entenda que o trabalho continua sendo o objetivo principal dessa viagem, não misture as coisas. O lazer só será liberado quando você terminar todas as suas obrigações profissionais no destino

  • Tenha bom senso! Lembre-se de que sua equipe também precisa de sua presença in loco e você ainda não está de férias. A diversão é apenas um bônus!


O termo também pode ser utilizado até se a extensão de sua viagem for apenas de algumas horas. Por exemplo: A reunião acaba cedo e sua banda predileto vai tocar na cidade? Tente reservar um hotel perto do local do show (e da reunião também, claro) e una o útil ao agradável. Isso também é bleisure!

Você também pode chegar alguns dias antes do evento de trabalho para conhecer a região e/ou aproveitar o que ela tem para oferecer. Relaxar e curtir a cidade ajuda a chegar mais empolgado para a parte profissional da viagem. 

Se você é do tipo que tem o lazer como recompensa, o bleisure pode acontecer na sequência do seu compromisso profissional. O encontro com o cliente caiu na sexta-feira? Permaneça na cidade pelo fim de semana e desfrute dos benefícios que o destino tem a oferecer.

Além disso, alguns destinos podem acrescentar algo à sua carreira mesmo na parte da viagem voltada ao lazer. Esse é o caso do Vale do Silício, na Califórnia. O maior pólo de tecnologia do mundo tem uma vasta lista de atrações tanto para negócios quanto para entretenimento, a maioria com grande potencial agregador. Listamos 6 de nossos passeios prediletos no Vale aqui.

Tudo é possível desde que haja a devida preparação e o consentimento da empresa, claro. O bleisure chegou para que o lado corporativo e o lado pessoal de sua vida existam em harmonia, sem que um interfira negativamente no outro.

Funcionários que praticam o bleisure designam suas funções com mais proatividade e menos estresse, pois funciona como uma  pequena fuga da rotina corrida. Profissionais descansados e felizes produzem mais e melhor, ou seja: vitória para empregado e empregador.

Que tal tentar o bleisure em sua próxima viagem? Entre em contato conosco para os melhores preços!

EXPERIÊNCIAS RELACIONADAS

Desfrutar

California Dreaming

Detalhes

18 dias

Desfrutar

Dubai: O mundo ideal

Detalhes

6 dias

Desfrutar

O Cosmopolita Nordeste Americano

Detalhes

9 dias

Compartilhar

ENCONTRE A VIAGEM DOS SEUS SONHOS!

Deixe seu e-mail e receba um mundo de possibilidades.