Nós estamos disponíveis para o planejamento da sua viagem em diversos canais:

+55 11 3231-4422
gsptravel@gsptravel.com.br
Av. Brig Faria Lima, 1912 - 12º Andar - Cj 12A São Paulo/SP - Brasil - CEP: 01541-907
Redes Sociais
GO UP
Image Alt

LOUVRE DOS EMIRADOS ÁRABES GANHA DATA DE INAUGURAÇÃO

Museu em Abu Dhabi promete ser universal

LOUVRE DOS EMIRADOS ÁRABES GANHA DATA DE INAUGURAÇÃO

Acabaram-se os dias em que, ao pensar na palavra Louvre, essa imagem era a única que surgia em sua cabeça:

A fachada é composta por 21 “tijolos encaixados”, o espaço tem 12 mil metros quadrados e 4 andares sendo que no 1º e no 2º ficam as áreas de recreação separadas por cor (óbvio!): azul para brincadeiras de habilidade cognitiva, verde para atividades sociais, vermelho para criatividade e amarelo para emoções.

Além do museu que conta a história da marca, a LEGO House também em uma galeria composta por criações de fãs de todo o mundo.

Tudo indica que a propriedade pode se tornar um dos principais pontos turísticos da Dinamarca, recebendo cerca de 250 mil visitantes por ano em suas atrações pagas e gratuitas.

O vídeo abaixo foi filmado com drones e mostra um pouco da LEGO House quando ainda estava em construção:

Paris não será mais o único destino a carregar um incrível museu com esse nome. Depois de pouco mais de 10 anos, o projeto do Louvre de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, finalmente será inaugurado!

Fruto de um acordo governamental entre ambos os países, o novo Louvre começou a ser planejado em 2007 e tem como objetivo divulgar a imagem da França em Abu Dhabi e nos países árabes vizinhos.

O museu promete ser o primeiro “Museu Universal do Mundo” e, antes que você faça alguma analogia religiosa a esse título, nós te explicamos do que se trata:

Ao contrário da maioria dos museus que separam as obras por origem, um “museu universal” tem suas obras dispostas cronologicamente e agrupadas de acordo com sua estética e tipo.

Dessa forma, é como se o visitante caminhasse através do tempo, disse Manuel Rabaté o diretor do novo Louvre.

 

Ou seja, em uma única sala o visitante poderá ver estatuetas de diferentes civilizações e épocas. Maaaaaas, são todas estatuetas! Deu para entender?

Uma das alas do Louvre Abu Dhabi, por exemplo, mostrará como o ouro foi tratado por diferentes sociedades em uma mesma época. Uma forma bem legal de conectar a história do mundo inteiro e mostrar que há muito em comum entre os povos que habitam o mundo.

Por isso, “Museu Universal”. #GSPTambémÉCultura

Como se não bastasse toda a arte que abrigará – 8.000m² com 23 galerias de exposição e 600 obras expostas, sendo 300 delas emprestadas por 13 diferentes museus franceses para o 1º ano de abertura – o Louvre Abu Dhabi é, em si, uma obra prima!

Construído na Ilha de Saadiyat, na capital dos Emirados Árabes Unidos, o Louvre Abu Dhabi tem seu projeto arquitetônico assinado por Jean Nouvel, responsável por estruturas como a Torre Agbar, One Central Park e a Doha Tower.

A ideia do arquiteto era fazer uma espécie de “cidade-museu” onde todo o edifício se tornasse parte da história e da geografia do país. E, cá em entre nós, ele conseguiu.

 

Confira alguns detalhes desse colírio para os olhos:

O atraso na entrega do museu teve a ver com sua localização. Por ter sido feito como uma espécie de extensão da Ilha de Saadiyat, foi necessário drenar parte da água do mar para que ela não impedisse a construção e esse processo levou seis anos! Parte do edifício – não a que as exposições ficam – está localizada abaixo do nível do mar e possui uma impermeabilização projetada para protege-lo por 100 anos. Além disso, o museu fica ancorado no fundo do mar.

É claro que todo esse cuidado tem um preço. O orçamento inicial do Louvre Abu Dhabi era de 582 milhões de euros, mas a inauguração foi adiada diversas vezes por dificuldades financeiras. O custo final do museu não foi revelado, porém, a julgar por todas as outras grandiosas construções dos Emirados Árabes, podemos concluir que: não foi pouco!

O novo ponto turístico cultural de Abu Dhabi tem data de inauguração marcada para 11 de novembro. Temos certeza de que será mais uma incrível parada obrigatória na Ásia.

 

Assista ao vídeo de divulgação: